Troféu Clube do Ano em Minibasquete - 2009/2010

Troféu Clube do Ano em Minibasquete (2008/2009 e 2009/2010)

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

"Mini-Entrevista" ao Fernando Sousa

É o capitão da equipa sénior, Fernando Sousa (F.S.), a inaugurar o nosso novo espaço de entrevistas no blog da Escola de Minibasquete da AAC. 

Uma entrevista dos Mini-Jornalistas Diogo Santos dos sub10 e Rita Batista, Filipa Abreu e Beatriz Paiva dos sub12.

O nosso Mini-Jornalista Diogo Santos, pergunta:

Diogo Santos e Fernando Sousa
- Com que idade começaste a jogar basquetebol?

F.S.: Comecei a jogar basquetebol com 7 anos na Académica. 

- A Académica é o teu clube de sempre?

F.S.: Sim, sempre joguei na Académica, já passaram 22 anos desde que comecei a jogar. Posso dizer que a Académica é o meu clube de sempre.

- O que sentiste ao jogar pela primeira vez na Selecção Portuguesa?

F.S.: É um sentimento fantástico poder representar o nosso país e jogar pela Selecção Nacional. Acima de tudo é um reconhecimento do meu trabalho e dedicação ao basquetebol, bem como da Secção de Basquetebol da Académica, quer dos meus colegas de equipa quer de toda a formação.

- Como consegues ao mesmo tempo trabalhar e jogar basquetebol ao mais alto nível em Portugal?

O nosso dia só tem 24 horas, não podemos inventar mais tempo, no entanto podemos nos organizar de forma a fazer diversas tarefas que nos divertem e fazem sentir bem. É o que eu tento fazer com o meu trabalho e com o Basquetebol. No teu caso também tens de estudar, jogar basquetebol e ainda brincar, tudo isto ao mesmo tempo. Temos é de nos organizar e sermos responsáveis, às vezes temos de estar um bocado menos tempo no computador do que gostariamos de estar, outras vezes ao fim-de-semana não podemos ir passear tanto como gostaríamos. E lembra-te que em 1º lugar vem a família, em 2º vem a escola e só em 3º vem o basquetebol, no entanto se formos organizados podemos fazer tudo ao mesmo tempo e não precisamos de faltar aos nossos compromissos.  

Já as nossas Mini - Jornalistas Rita Batista, Filipa Abreu e Beatriz Paiva juntaram-se em grupo e perguntaram:

O que te incentivou a jogar basquetebol?

Em primeiro lugar que me incentivou a começar a jogar basquetebol foi um grande amigo de infância, com quem continuo a ter uma grande amizade. Durante a minha formação os meus treinadores, os meus colegas de equipa e principalmente os meus pais deram me todo o apoio que precisei e sempre me incentivaram a jogar basquetebol. Desde que cheguei aos seniores a competição é o mais importante e a possibilidade de jogar pela Académica já é por si um grande incentivo.

Quais são as obrigações de um Capitão?

F.S.: O Capitão numa equipa acima tudo deve ser um exemplo para os colegas, ser o mais responsável.

Houve algum jogo que te marcou positiva ou negativamente? Qual e porquê?

F.S.: Pela positiva, marcou-me o primeiro jogo pela selecção nacional, contra a Finlândia, porque tive a oportunidade de concretizar um sonho muito antigo. Negativamente, o jogo que mais me marcou foi uma derrota frente ao Esgueira na época de 2004/05, pois fomos despromovidos da Proliga (2ª Divisão) para a CNB1 (3ª Divisão).

A Escola de Minibasquete da AAC agradece a excelente prestação dos nossos miniatletas que fizeram o papel de jornalistas, assim como a disponibilidade do Fernando Sousa nesta iniciativa.