Troféu Clube do Ano em Minibasquete - 2009/2010

Troféu Clube do Ano em Minibasquete (2008/2009 e 2009/2010)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

MiniEntrevista ao Diogo Simões!

Nem o Diogo Simões (DS), base da equipa sénior da AAC, escapou aos nossos minijornalistas... O Martim Machado (MM) e Afonso Cruz (AC) entrevistaram o seu jogador de eleição e deram este exclusivo ao Blog da Escola de Minibasquete da AAC!

O Martim, minijornalista dos sub 8 pergunta...
Martim Machado, Diogo Simões e Afonso Cruz

MM - Com que idade começaste a jogar e em que equipa?
DS - Comecei a jogar com 8 anos de idade no Anadia Futebol Clube, onde estive apenas nesse ano. Depois segui toda a minha formação no Sangalhos Desporto Clube durante 18 anos consecutivos.

MM - Com que colega de equipa mais gostas de jogar?
DS - Dentro de campo identifico-me muito com o Fernando Sousa mas, adorava poder continuar a jogar com o Manuel Johnson, pois conhecíamo-nos tão bem que quase jogávamos de “olhos fechados”.

MM - Qual foi o jogo mais importante da tua carreira?
DS - Posso dividir esta eleição por dois jogos: a 1ª internacionalização no Europeu de Juniores 97, jogo Portugal-Suécia, e o jogo que definiu o 1º título de Campeão Nacional Séniores da 1ª Divisão Sangalhos-Vitória Guimarães.

MM - Como é que avalias a tua prestação esta época?
DS - Dentro da regularidade habitual e dando à equipa liderança e segurança nos vários jogos realizados.

MM - Achas que o basquetebol português está a evoluir?
DS - Os jovens têm aderido à modalidade , mas temos que melhorar o nível das várias competições e trazer mais público aos pavilhões.

MM - Gostavas um dia de vir a ser treinador de basquetebol? E em que escalão?
DS - Um dia acho que vou ser treinador dos escalões de formação e espero fazer o meu percurso crescente de treinador, idêntico ao realizado como jogador .

Já o Afonso Cruz, dos sub 10, pergunta...

AC - O que representa para ti jogar na AAC?
DS - Um orgulho grande por jogar num clube organizado, com boas condições de treino e com mística própria. Estou identificado com as pessoas, o clube e a cidade.

AC - É fácil conciliar a tua vida de professor com a de atleta?
DS - Não é fácil , pois trabalho como professor de educação física, tenho que viajar e treinar. No entanto tenho que dizer que sou um privilegiado pois faço o que gosto diariamente.

AC - Existe algum objectivo que ainda te falte alcançar enquanto basquetebolista?
DS - Gostaria de vencer uma competição nacional com a camisola da AAC.

AC - Quais os teus pontos fortes enquanto jogador de basquetebol?
DS - A capacidade de liderar a equipa , a inteligência e a segurança nos momentos de decisão do jogo.

AC - Gostavas de ser treinado pelo teu pai? Porquê?
DS - Adoraria , mas acho que não seria fácil para mim devido à sua exigência e tenho dúvidas se seria bom para os dois.



Para terminar, o Diogo Simões deixa esta mensagem para os dois, que podemos alargar a todo o universo da escola:
" Nunca descuidem os estudos, mas se gostam de basquetebol treinem muito… muito… e mais ainda nas férias!
 Diogo Simões #13"

A Escola de Minibasquete da AAC agradece ao Diogo Simões, Afonso Cruz e Martim Machado por esta excelente entrevista.