Circuito Ticha Penicheiro em Viana do Castelo
Realizou-se no passado dia 27 de Fevereiro, em Viana do Castelo, a primeira etapa da sexta edição do Circuito Ticha Penicheiro. Entre as dez e as dezassete horas de domingo, o Pavilhão Municipal de Monserrate encheu-se de animação e recebeu uma das mais importantes festas do minibásquete português. A Escola Desportiva de Viana foi a anfitriã da festa e tudo fez para que as quase 150 meninas provenientes do norte e centro do país se divertissem ao máximo e levassem consigo boas recordações da princesa do lima.
Eram cerca das 9:30h quando as primeiras equipas começaram a chegar. Equipadas a rigor, com os calções pelos tornozelos, foi uma questão de minutos até que as jovens basquetebolistas tomassem conta daquilo que é seu. Os campos encheram-se de movimento e as bolas começaram a bater. Num cenário preparado a rigor, onde os tradicionais cabeçudos contrastavam com as fitas e balões amarelos e pretos que pairavam no ar, as crianças tornaram-se as actrizes principais de uma festa que só elas sabem fazer.
Quando se fala em festa no minibásquete há um nome que não pode faltar. O director técnico do Comité Nacional de Minibasket, o amigo San Payo Araújo, não faltou à chamada e trouxe consigo outro nome indissociável do universo mini, o "trovador "Armindo Calção. Juntos animaram a pequenada e desafiaram os pais a cantar algumas das músicas que fazem parte do imaginário de milhares e milhares de jovens que ao longo dos anos têm participado nos diversos eventos de minibásquete que se realizam no nosso país. Pelas bancadas passaram duas pessoas especiais, a Presidente da Escola Desportiva de Viana, a Dr. Isabel Lima, e o Vereador Vitor Lemos foram alguns dos cantores improvisados que juntaram a sua voz à das mini atletas. Por último, mas não menos importante, destaque também para a presença do Mário Baptista, Presidente do CNMB que como sempre, fez questão de acompanhar as meninas do SC Braga.
Além dos indispensáveis jogos, houve ainda tempo para a realização de um circuito lúdico onde as jovens demonstraram toda a sua agilidade e coordenação motora. Aos treinadores foram requisitados dotes artísticos e todos foram muito bem sucedidos, apesar de o segredo ter estado mais na imaginação fértil da pequenada do que no jeito para o desenho dos mais velhos. Na hora de almoço foi realizado o já habitual Cesto de Ouro e houve ainda quem não perdesse a oportunidade de dar um ar da sua graça no karaoke que estava disponibilizado no espaço de convívio.
A Secção de Basquetebol Feminino da Escola Desportiva de Viana não pode deixar de agradecer os apoios que recebeu da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Escola EB 2,3 Dr. Pedro Barbosa, da Junta de Freguesia de Monserrate, da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, do Talho do Carmo, da Casa do Pão/Padaria de Carreço, da Viana Unicer e claro, da direcção do clube e dos encarregados de educação das suas atletas que muito trabalharam no sentido de retribuir o carinho que as suas filhas recebem quando se deslocam a outras localidades.
A EDV espera que as meninas do Barca BC, do SC Coimbrões, do BC Barcelos, do BC Valença, do Colégio Calvão, do SC Braga, da Académica de Coimbra, do Vitória SC, do ATC, do Olivais FC e da AD Sanjoanense se tenham divertido e deseja a todas muito sucesso na sua formação desportiva. A contagem decrescente para a segunda etapa do Circuito Ticha Penicheiro já começou. A próxima festa está agendada para o dia 27 de Março e a sua organização estará ao cuidado do SC Coimbrões, um dos principais clubes de formação do basquetebol feminino português.
(Texto retirado www.basketpt.com)